Tratamento para Rugas de Expressão na Face – Toxina Botulínica


Tratamento para Rugas de Expressão na Face - Toxina Botulínica
Indicação de Uso
O uso de toxina botulínica é a forma mais eficaz de tratar as rugas dinâmicas da face (“rugas de expressão”). As indicações de uso mais frequentes são para reduzir ou eliminar temporariamente as linhas de expressão, rugas na testa e pés de galinha.
Também chamada popularmente de Botox ®, a toxina botulínica nada mais é do que uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que também provoca o botulismo. A toxina é purificada e utilizada com o objetivo de evitar a contração muscular, provocando o relaxamento da região e reduzindo assim rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área, promovendo um aspecto natural e sem perder a expressão facial.
Regiões de Aplicação
A toxina botulínica pode ser usada para tratar as rugas da região frontal (rugas horizontais da “testa”), bem como da região entre as sobrancelhas (normalmente aqui podem aparecer 2 rugas verticais – o “onze” – e uma ou duas rugas horizontais), e as rugas peri-oculares (“pés de galinha”) ou as rugas peri-orais (“código de barras”). Outras indicações também existem, sendo aplicada na região cervical, mento, palma das mãos (suor excessivo).
Tratamento
O tratamento com toxina botulínica é rápido e quase não provoca dor.
A aplicação é feita em consultório médico e leva cerca de 15 a 30 minutos. É aplicado um anestésico tópico para garantir maior conforto durante o procedimento. Em seguida, a toxina botulínica é injetada com a ajuda de uma agulha fina. Em geral, o paciente retorna ao consultório cerca de 15 dias depois para uma reavaliação. Se for necessário, pequenos retoques serão feitos para garantir um melhor desempenho da aplicação.
Duração do Tratamento
O efeito normalmente começa a ser sentido e observado após 3 a 5 dias e a duração da aplicação pode variar entre 4 a 6 meses. É recomendado que a aplicação seja feita 2 vezes por ano, com intervalo mínimo de 3 meses entre cada uma. Com tratamentos repetidos, a dose necessária a cada aplicação pode ser menor e o intervalo entre as aplicações aumentar, todavia, os efeitos não são permanentes.