Mastopexia (Levantamento das Mamas)


Mastopexia - Levantamento das Mamas
Cirurgia
A mastopexia, também conhecida como lifting (levantamento) das mamas, é um procedimento cirúrgico para reverter a ptose (queda) mamária, ou seja, para correção de mamas naturalmente caídas devido ao envelhecimento, grande perda de peso ou amamentação. O objetivo é remover o excesso de pele e reposicionar os tecidos mamários junto com aréola e mamilo, de modo que a pele que fica seja adequada ao volume da mama existente.
A cirurgia não altera, significativamente, o tamanho das mamas ou preenche a parte de cima da mama (colo). Nos casos em que a mama tem um volume muito reduzido, poderá ser necessário realizar simultaneamente uma mastopexia de aumento, colocando uma prótese de silicone e/ou enxerto de gordura do próprio corpo, que se pode ser removida do abdome, das coxas ou dos glúteos.
Tipos de Incisões
As incisões mais comuns são: periareolar (ao redor da aréola), vertical (ao redor da aréola com extensão vertical inferior em direção ao sulco inframamário) e em “T” invertido ou âncora (periareolar e vertical associada à cicatriz horizontal no sulco inframamário). No caso de uso de próteses, elas serão colocadas através da mesma incisão do procedimento, não gerando assim incisões adicionais.
Anestesia e Internação
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar. A anestesia geral é a mais utilizada, com uso de bloqueios locais para diminuir a dor após o procedimento. A cirurgia é ambulatorial e não há necessidade de internação hospitalar. A alta ocorre em torno de 6 h após o término da cirurgia, quando a paciente estiver recuperada da anestesia.
Cuidados Pós-Cirúrgico
Após a cirurgia são indicados analgésicos em caso de dor. É necessário o uso de um sutiã cirúrgico especial, tanto de dia como à noite por 30 dias.
A paciente não necessita ficar com os braços totalmente imóveis, pois inclusive a movimentação ajuda a diminuir rigidez do ombro posteriormente. O que se recomenda é que se evite abrir os braços em mais de 90° ou realizar esforço excessivo.
Geralmente, os pontos são removidos cerca de 7 a 12 dias após a cirurgia, podendo então a paciente retornar às atividades de rotina. Atividades físicas podem ser retomadas em 30 dias.