Mamoplastia Redutora


Mamoplastia Redutora
Cirurgia
A mamoplastia redutora é uma cirurgia para diminuir o tamanho e o volume das mamas, onde são retirados tecido mamário gorduroso e epitelial de uma determinada região da mama, e feito um remodelamento na forma natural da mama. É uma técnica utilizada em casos de hipertrofia mamária, situação que ocorre o crescimento excessivo das mamas, acarretando problemas estéticos, posturais, dor nas costas, e quando a paciente não gosta do tamanho de seus seios e sua autoestima é afetada.
Técnica
A técnica de Pitanguy (T invertido, âncora) geralmente é a mais usada para diminuir o tamanho excessivo das mamas. Ela não corrige mamas severamente caídas. Para obter-se um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de levantamento da mama (mastopexia) é indicado e pode ser realizado concomitantemente.
A mamoplastia redutora deixa uma cicatriz na mama, o tamanho variando com cada caso, sendo geralmente ao redor da mama, conforme o tamanho e formato da mama (cicatriz em T invertido e ao redor da aréola).
Anestesia e Internação
A anestesia geral é a mais utilizada, com uso de bloqueios locais para diminuir a dor após o procedimento. A cirurgia é ambulatorial e não há necessidade de internação hospitalar. A alta ocorre em torno de 3 a 6 h após o término da cirurgia, quando a paciente estiver recuperada da anestesia.
Cuidados Pós-Cirúrgico
Após a cirurgia são indicados analgésicos em caso de dor. É necessário o uso de um sutiã cirúrgico especial, tanto de dia como à noite por 30 dias.
A paciente não necessita ficar com os braços totalmente imóveis, pois inclusive a movimentação ajuda a diminuir rigidez do ombro posteriormente. O que se recomenda é que se evite abrir os braços em mais de 90° ou realizar esforço excessivo (carregar peso, digitação excessiva, etc).
Geralmente, os pontos são removidos cerca de 7 a 12 dias após a cirurgia, podendo então a paciente retornar às atividades de rotina. Atividades físicas podem ser retomadas em 30 dias.