Lipoaspiração


Lipoaspiração
Cirurgia
A Lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para retirar o excesso de gordura localizada numa determinada área do corpo como abdômen, flancos, dorso, culotes, coxas, papadas, axilas, braços e região medial dos joelhos, ajudando a melhorar o contorno do corpo.
Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração não é indicada para perder peso, pois a maior mudança acontece na silhueta corporal e não na balança. É um procedimento estético que pode ser realizado quando não se consegue eliminar a gordura localizada através da dieta ou exercício física, sendo indicado tanto para homens quanto para mulheres.
Além de remover a gordura, durante a lipoaspiração pode-se ainda fazer a lipoescultura, que consiste em utilizar esta gordura retirada e colocá-la em outro local do corpo, melhorando o contorno da região.
Técnica
É realizada a retirada de gordura em áreas distintas do corpo através de pequenos orifícios na pele, nos quais são inseridas cânulas de variados tamanhos que, conectadas a um aspirador a vácuo, aspiram a gordura pretendida para um frasco externo. Quase sempre é infiltrada na gordura que será aspirada uma solução contendo adrenalina e um anestésico local que, ao promover diminuição do calibre dos vasos sanguíneos na região infiltrada, diminui consideravelmente o sangramento na cirurgia, facilitando a realização da mesma.
O objetivo da lipoaspiração não é o emagrecimento, pois um dos principais motivos é que existem limites seguros para a gordura lipoaspirada, devendo-se respeitar a quantidade de 40% da superfície corporal para áreas lipoaspiradas, e não ultrapassar o volume correspondente a 7-8% do peso corporal caso seja utilizada a técnica infiltrativa (infiltração de solução com soro e adrenalina) e 5% do peso corporal na técnica não infiltrativa.
Anestesia e Internação
A anestesia geral é a mais utilizada, com uso de bloqueios locais para diminuir a dor após o procedimento. A cirurgia é ambulatorial e não há necessidade de internação hospitalar. A alta ocorre em torno de 3 a 6 h após o término da cirurgia, quando o paciente estiver recuperado da anestesia.
Cuidados Pós-Cirúrgico
Após a cirurgia são indicados analgésicos em caso de dor. É necessário o uso de uma malha compressiva por 30 dias. A realização de sessões de drenagem linfática é indicada para que a retenção de líquidos seja eliminada, diminuindo o inchaço, minimizando os hematomas e evitando nódulos. Também é importante que o paciente não se exponha ao sol por pelo menos 15 dias, evite tomar banhos demorados e beba bastante líquidos nos primeiros 5 dias. Após 7 dias são retirados os pontos e o retorno às atividades diárias pode iniciar alguns dias após a cirurgia, porém deve-se aguardar 30 dias para realização de atividades físicas.