Explante Mamário


Explante Mamário
Cirurgia
O explante de silicone nada mais é do que um procedimento usado para a retirada das próteses mamárias de silicone. A cirurgia pode deixar uma flacidez nas mamas, principalmente quando as próteses são muito volumosas, devido ao estiramento da pele. Isto pode acontecer porque o tecido cutâneo estava distendido e mais firme com a prótese que, quando retirada, pode deixar uma sobra de pele, ficando as mamas caídas e flácidas.
Sintomas diversos relacionados ao uso dos implantes, ainda sem comprovação científica, são os principais motivos para que a paciente queira fazer o explante mamário. Também pode ser realizado em pacientes que apresentam contratura capsular, ruptura das próteses e até desejo de sua retirada para uma eventual diminuição de suas mamas. Também é realizado por mulheres que mudaram de vida, estão em outra fase, ganharam outra concepção de beleza e buscam por uma forma diferente de olhar e relacionar-se com o próprio corpo.
Técnica
Geralmente é utilizada a mesma cicatriz da colocação das próteses mamárias para a sua retirada. Quando necessário são associadas técnicas para melhorar o formato, posição e tamanho das mamas, a chamada mastopexia, que reposiciona o tecido mamário e a placa aréolo-mamilar. Enxerto de gordura, com finalidade de aumento mamário, pode ser necessário no mesmo procedimento ou secundariamente.
Anestesia e Internação
A anestesia pode ser com sedação, anestesia geral ou peridural, com uso de bloqueios locais para diminuir a dor após o procedimento. A cirurgia é ambulatorial e não há necessidade de internação hospitalar. A alta ocorre em torno de 3 a 6 h após o término da cirurgia, quando a paciente estiver recuperada da anestesia.
Cuidados Pós-Cirúrgico
Os cuidados que a paciente deve ter após a cirurgia são: tomar a medicação prescrita pelo médico nos horários indicados, manter alimentação adequada e saudável, repousar e realizar o acompanhamento com o cirurgião para verificar o estado da cicatriz e os resultados finais.
O processo de recuperação é rápido e a paciente pode voltar para gradualmente para as atividades do dia-a-dia e físicas após 7 dias. Atividades aeróbicas e anaeróbicas já podem ser realizadas a partir desse período com algumas restrições. Dirigir automóveis também pode ser liberado após 1 a 2 semanas.